No passado dia 25 de Julho, o G.F.C."As Lavradeiras do Vale do Sousa", deslocou-se até a freguesia do Alto Estanqueiro, no Montijo para participar em mais um festival de folclore.
Tudo correu bem... a viagem: marcada pelas brincadeiras habituais; a recepção por parte do grupo organizador do festival ... exceptuando a parte em que um elemento fez uma visita ao hospital do Barreiro ... ...
Á chegada, já nos esperavam os nossos "padrinhos" para nos dar as indicações necessárias e nos orientar. Jovens simpáticos e atenciosos.
De seguida, fomos jantar. Foi um jantar animado, bem organizado e com uma cozinheira melhor ainda.
Deu-se inicio ao festival ... .... "As Lavradeiras do Vale do Sousa" subiram ao palco pa realizar a sau actuação logo depois do grupo da casa.
A actuação aparentemente correu muito bem ... quando digo aparentemente .... quero dizer ... foi uma exibição brilhante, como sempre (deculpem a modéstia ou a falta dela ... ) mas o nosso Pedro partui o pé em plena actuação.
Foi corajoso, pois ninguém se apercebeu de rigorosamente nada e continuou a sua actuação como se nada tivesse acontecido.
O público aplaudiu, demonstrou que tinha gostado do grupo e da sua actuação.
Descemos do tabuado e lá estava o Pedro... com dores ... e o pé inchado.
Foi então que chamaram os bombeiros e levaram-no para o hospital do Montijo onde deram conta que o pé estava partido... .... foi então o Pedro até ao hospital do Barreiro.
Enquanto isso, o grupo ia aguardando notícias do colega, que iam chegando através do Sr. Presidente Abílio Moreira.
Acabamos por ficar até ao final do festival e ainda para o baile final.
Durante a longa viagem de regresso ainda houve força para cantar e tocar.
Chegamos a Lousada no domingo ás 8.30h da manhã, com o Pedro, o pé do Pedro :) (embora lesionado) e com muita animação ...
Este tipo de situação acontece, são alguns sacrificios pelos quais passamos por amor á camisola!
Obrigada Pedro, pela tua coragem e insistência em cumprires com a tua parte em cima do tabuado, mesmo com o pé partido!
"As Lavradeiras do Vale do Sousa", são isto mesmo, dão o melhor, fazem o possível e impossível para representar bem o grupo, a sua terra e o seu concelho.
Obrigada ao Rancho Etnográfico "Os Águias do Alto Estanqueiro", pela atenção, dedicação, camaradagem e recepção!
A secretária: Telma da Silva
Fotografias: Arquivo do G.F.C."As Lavradeiras do Vale do Sousa"