
Teve um papel fundamental no apoio aos Grupos folclore, (o que aconteceu também na Madeira) tendo com eles iniciado um trabalho de formação e orientação para a pesquisa e recolha de folclore e etnografia, de modo a melhorar a autenticidade das suas representações, nomeadamente com a realização de Encontros, Colóquios e Jornadas de Folclore.
Se salientar a organização e realização de dois Congressos de Folclore na Madeira em pareceria em o Grupo de Folclore de Ponta do Sol; o 1º em 1994 sobre o lema “O folclore numa sociedade em mudança” e o 2º congresso em 2001 denominado “Folclore Preservar é Vencer”.
Integrado nas comemorações dos 500 anos da Ponta do Sol (2001), Sr. AUGUSTO foi o grande responsável pela vinda de quase 500 pessoas do Continente Português e Açores, para participarem na 1º Exposição de Trajes ao Vivo realizada na Madeira (Funchal e Ponta do Sol).
Conhecido em todo o País e no Mundo, principalmente nos países onde há comunidades de emigrantes, era muito amado e acarinhado pelos portugueses, pela suas características de GRANDE HOMEM; sinceridade, honestidade, defesa de uma cultura (nossa identidade) e a Amizade.
Informamos que o corpo estará em câmara ardente na sede da Federação em Vila Nova de Gaia, desde as 15h deste domingo (10 de Julho), até às 10h de segunda-feira, hora em que se realizarão as cerimónias fúnebres. (... ...)"
O Presidente AFERAM
António Vale
António Vale
* Notícia retirada de: http://folcloredamadeira.wordpress.com/2011/07/09/folclore-portugues-de-luto/
A secretária: Telma da Silva