Em França, traçou um percurso brilhante no campo da pesquisa, na área das Ciências sociais e humanas.
Antropólogo e Filósofo de formação, Charles-Arnold Kurr Van Gennep, tornou-se um respeitável pesquisador de etnografia e folclore europeu.
Publicou vários estudos sobre essa temática, abordando de forma clara e concisa o folclore e o status sociais. Definiu o conceito de regeneração social e contribuiu de forma significativa para o estudo do folclore.
Foi fundador de várias revistas, entre as quais, Revue des Études Ethnographiques et Sociologiques e publicou ainda o Manuel de floklore français contemporaine.
No seu legado destacam-se ainda os livros, Religions, moeurs et legendes: essais d’ethnographie et de linguistique (1908-1914) e Formation des legendes (1910).
No que concerne a matéria sobre Folclore, uma das definições mais credíveis de Folclore, foi concebida por Van Gennep.
"O folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem.”
Van Gennep, é mencionado, inúmeras vezes, em encontros formativos e informativos da Federação do Folclore Português.
Charles-Arnold morreu em Bourg-la-Reine, França em 1957.
A secretária: Telma da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário